Está a tentar fazer dieta? Cuidado com as armadilhas!

Atualizado: 17 de set. de 2021


É fácil perder a cabeça e muito dinheiro na busca de uma silhueta esbelta. Tanto o mercado dos produtos alimentares como mercado dos produtos farmacêuticos, prometem efeitos milagrosos. A que fatores devemos prestar atenção durante um processo de perda de peso? Como é que as empresas do setor alimentar, se aproveitam da nossa ignorância neste tema? Apresentamos-lhe um guia curto e prático, sobre como perder peso sem perder a cabeça, evitando problemas.


SUMOS DE FRUTA AÇUCARADOS, REFRIGERANTES COM GÁS, ÁGUAS AROMATIZADAS

Ouve-se frequentemente que um copo do sumo de fruta por dia pode substituir uma dose diária de fruta. Bem, isso é verdade, mas realmente sabe o que é um sumo? Consegue distinguir um sumo, um néctar ou um refrigerante? A maioria de nós não presta atenção, quando faz esta comparação diáriamente. Ter os conhecimentos fundamentais e ter uma leitura atenta aos rótulos, pode evitar a perda do seu dinheiro. Muitos de nós, ao falarmos de sumo, falamos de todo um grupo de bebidas açucaradas que enchem as prateleiras dos supermercados. Os truques de marketing usados pelos fabricantes convencem-nos de que o produto é de alta qualidade.

O sumo é um produto alimentar cuja definição foi determinada com muita exatidão. Chamamos a sumo, somente o líquido que é espremido diretamente das frutas ou dos vegetais, ou obtido de um sumo concentrado. O sumo pode conter uma pequena adição de açúcar, mas cada vez mais fabricantes acabam por não adicionar este ingrediente. O sumo não pode conter substâncias adicionais, tais como: corantes, aromas ou agentes fixadores químicos. Os sumos de boa qualidade devem permanecer frescos, graças ao processo de pasteurização – a sua única desvantagem é que durante a aplicação de temperaturas elevadas, alguma parte de vitaminas e minerais é degradada, e o sumo perde qualidade. Portanto, escolha sumos sem adição de açúcar. Ao mesmo tempo, não exagere na quantidade, um copo por dia é suficiente.

A palavra néctar - soa bem, não é? Mas o que significa? O conteúdo de sumo de frutas ou vegetais no néctar pode variar de 25% a 100%, por isso, se não ler o rótulo cuidadosamente, comprar um néctar pode ser uma verdadeira lotaria de qualidade. Muitas vezes também contém aditivos tais como água, açúcar e ácido cítrico e não se adicionam corantes ou aromas artificiais. No entanto, não deixa de ser verdade que a qualidade nutricional deste produto, é inferior do que o sumo de fruta.

O refrigerante é a pior, das três escolhas, quando falamos de produtos para beber. O refrigerante contém um máximo de 25% de frutas ou verduras e enormes doses de açúcar, corantes, aromas e conservantes sintéticos. Um exemplo são as latas de bebida tipo Coca-cola contém cerca de 8 colheres de chá de açúcar. É muito, não é? Então, talvez seja melhor escolher água mineral aromatizada, porque os nutricionistas recomendam uma alta ingestão de água? Nada poderia estar mais longe da verdade - na dose diária recomendada de água (2 litros) podemos encontrar até 17 colheres de chá de açúcar. E isso não é tudo: uma garrafa de água aromatizada vai fornecer-nos até 470 kcal, tanto como comer um hambúrguer num restaurante fast food.

A água mineral natural é barata e cumpre todos os requisitos de uma dieta saudável. Uma dieta saudável e variada não precisa de ser cara. Em vez de comprar uma grande quantidade de sumo nos supermercados, esprema os frutos de época e será recompensado, reforçando o seu sistema imunitário, melhorando a sua condição fisíca e mental.

PRODUTOS LIGHT, FIT E FITNESS

Ao ver as prateleiras dos supermercados cheias de produtos alimentares rotulados em letras maiúsculas: 0% de gordura, light, fit, fitness, sem gordura ou sem açúcar, estamos convencidos que estes produtos nos ajudam a emagrecer. Mas a verdade é que é apenas mais uma jogada de marketing. Estas palavras e frasesteem como missão captar a nossa atenção para que não se veja o ”absurdo” escrito no rótulo e a um preço bastante alto. Estas frases são pensadas para despertar o nosso interesse e curiosidade. Por isso, vale a pena saber um pouco mais sobre este assunto.

As normas da Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar regula o uso da palavra "light" nos alimentos. De acordo com esta Autoridade, um produto "light" é aquele cujo valor calórico é reduzido em 30%. Estos produtos caraterizam-se por um reduzido teor de um ou mais nutrientes. Os erros nesta definição são frequentemente usados ​​por fabricantes desonestos. Por exemplo, num iogurte de frutas light: o fabricante baixou o teor de gordura em 30% - é ótimo, não é? Não, não é. Uma vez que a redução do teor de gordura, foi realizada à custa da adição de açúcar e espessantes alimentares adicionais, que não existem naturalmente no iogurte (por exemplo, goma de guar ou amido).

Caímos na armadilha dos produtos "light" todos os dias. Esta designação não se refere apenas ao açúcar, proteína e gordura. Os produtos light têm muitas vezes, níveis mais baixos em fibras, colesterol, vitaminas e nutrientes. Mas não se deixe enganar: se reduzimos o conteúdo de um ingrediente do produto, outro pode ser adicionado em excesso, redirecionando a atenção do cliente com a marca "light" na embalagem. Não nos cansaremos de repetir: temos de aprender a ler os rótulos. Faça isso e seja curioso - afinal, é a sua saúde que está em questão.

Agora vamos analisar as barras de cereais fitness, cheias de farelo, grãos, cereais e todas as outras coisas boas - mas o que é realmente escondem? Para começar quase metade da gordura contida nestas barras, é gordura animal - existem até 4 g por cada 100 g do produto. Também encontraremos 28 g de açúcar e apenas 1,5 g de fibra dietética - é um pouco estranho, considerando a quantidade de "ingredientes saudáveis". Como pode ver, não há absolutamente nada que associe estas barritas com a palavra "fitness". Se tem vontade de comer algo doce e crocante, podemos fazer as nossas próprias barras fitness em casa, com ingredientes de alta qualidade.

Os alimentos saudáveis ​​não têm de ser caros. Normalmente os preços elevados, andam geralmente de mãos dadas com alimentos pseudo-saudáveis, por isso em vez de um iogurte de fruta light, escolha o natural. Adicione as suas frutas sazonais preferidas ou congeladas e desfrute do seu iogurte light delicioso, saudável e sem conservantes.

Como pode ver, há muitas armadilhas nas compras que fazemos todos os dias. É importante usar o senso comum. A capacidade de ler os rótulos e folhetos, bem como ter conhecimentos básicos sobre como ter uma alimentação saudável e sobre dietas de perda de peso, podem evitar que gastemos muito dinheiro e comamos as substâncias que são prejudiciais para a nossa saúde.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo