Benefícios da dieta sem glúten

O glúten é uma proteína que está presente no trigo, centeio, cevada, malte e aveia. Ele provoca uma inflamação no organismo, gerando uma série de problemas, como indisposição, dores articulares, enxaqueca e obesidade. Nos celíacos, o glúten causa alterações no intestino, impedindo a correta absorção de nutrientes. Retirar o glúten da alimentação traz muitos benefícios, não só para quem possui alergia ou intolerância a essa proteína, mas também para todos que desejam ter uma vida mais saudável. Uma dieta sem glúten reduz o inchaço e provoca uma rápida perda de peso. Ao eliminar essa substância da alimentação, o metabolismo passa a funcionar corretamente, diminuindo a retenção de líquidos e a inflamação pelo corpo.
Como substituir a farinha de trigo Substituir o trigo nas receitas nem sempre é fácil, já que o glúten também é responsável por dar elasticidade e consistência às massas. Outros tipos de farinha podem mudar completamente a textura de pães e bolos. Por isso, é importante encontrar boas receitas e seguir à risca para se ter o resultado desejado. Veja alguns tipos de farinha que podem ser consumidos por quem tem alergia ou intolerância ao glúten :
Farinha de arroz
Farinha de mandioca
Amido de milho e fubá
Fécula de batata
Tapioca
Farinha de amêndoas
Farinha de coco
Nos casos de alergia à proteína do leite ou de intolerância à lactose, o leite de vaca pode ser substituído por algum destes :
leite de soja
leite de coco
leite de amêndoas
leite de arroz