Alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário




Longe vão os dias quentes… Os termómetros começam a marcar cada vez temperaturas mais baixas… A chuva e o vento começam a faze-se sentir! O Outono chegou e, já se caminha para o Inverno.

As alterações de temperatura são propícias ao enfraquecimento do sistema imunitário. Assim, para ajudar no equilíbrio e reforço do sistema imunitário a alimentação é essencial.

Há alimentos que, devido à sua riqueza nutricional ajudam no reforço do sistema imunitário, sendo importante a sua introdução diariamente.

Para si, que se encontra num processo de perda de peso, esses alimentos podem ser facilmente enquadrados no seu dia-a-dia! Tome nota:

  • Alimentos cítricos (como é o caso laranjas, tangerinas, kiwi)

Estes alimentos possuem um elevado teor de vitamina C. A vitamina C contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário, assim ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo e aumenta a resistência a infeções.

  • Cogumelos

Sabia que quando os níveis de selénio estão reduzidos existe maior tendência para gripes e constipações? Os cogumelos para além de apresentarem elevado teor de selénio apresentam igualmente elevada quantidade de vitaminas do complexo B (niacina (B3) e riboflavina (B2)) que apoiam e fortalecem o sistema imunitário.

  • Sementes e frutos oleaginosos

Alimentos ricos em vitamina E, ómegas e zinco. Estes nutrientes contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário. Nozes, amêndoas, avelã, sementes de girassol, cânhamo, linhaça são essenciais na alimentação diária.

Para aumentar a ingestão destes nutrientes deve incluir na sua alimentação semanal alimentos como o salmão.

  • Espinafres, brócolos e couve

Legumes de folha verde escura possuem elevado teor de ácido fólico (vitamina B9 ou folato) que intervêm na formação e desenvolvimento celular e na reparação do DNA, assim, potenciam a formação de novas e saudáveis células que contribuem para manter o correto funcionamento do organismo. Por outro lado, apresentam um elevado teor de fibra, antioxidantes e vitamina C.

  • Spirulina

Esta alga possui inulina, clorofila, ficocianina que ajudam a reforçar o sistema imunitário e proporciona características imuno-estimulantes, antioxidantes e anti-inflamatórias.

  • Alho

O alho possui propriedades antimicrobianas devido à presença de alicina que ajuda na inibição do crescimento e proliferação de bactérias, vírus e fungos.

  • Curcuma e gengibre

A curcuma possui na sua composição curcumina. Esta substância atua como antioxidante, protege o organismo dos radicais livres e estimula a produção de células T (células responsáveis pela destruição das células infetadas e ativação dos macrófagos).

O gengibre é possui gingerol na sua composição. Esse composto possui propriedades antimicrobiana, antioxidante e anti-inflamatória. Assim, o consumo de gengibre ajuda no combate a infeções bacterianas, fúngicas e virais.

  • Iogurte natural/kefir

O iogurte natural e o kefir possuem na sua constituição bactérias benéficas que

atuam como mediadores na resposta inflamatória do organismo. As bactérias presentes no iogurte funcionam ainda como probióticos que auxiliam na “povoação” do intestino com bactérias “boas”. Para ajudar no reforço pode contar com Probiotic Gummies e pode comprar AQUI.



Nota: o consumo destes alimentos deve ser diário. Porém, deve ter em consideração a etapa em que se encontra no Fit6, quantidade diária recomendada e horário limite de consumo.

A suplementação pode e deve ser utilizada nesta altura do ano. A suplementação específica para o reforço da imunidade apresenta na sua composição ingredientes selecionados tais como a vitamina D que lhe confere propriedades únicas. A gama de suplementos alimentares Nutricode foram especialmente desenvolvidos para que nesta altura fria do ano tenha um sistema imunitário forte, impenetrável e imbatível.

Assim, pode escolher o suplemento mais indicado para si:

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo